Círculo Dourado: descubra com usar para vender melhor

E se eu te dissesse que seus clientes não procuram apenas o seu produto ou serviço? Calma, eu vou te explicar direitinho.

Com certeza você consegue citar pelo menos 5 marcas que ofereçam os mesmos produtos, como computadores ou calculadoras.

Mas, o que faz aquela primeira aparecer no seu imaginário? Ou, ter resultados mais positivos do que as demais? 

Comunicação é a resposta dessas perguntas! Não é só o que comunicamos, mas como nos comunicamos. 

A partir do Círculo Dourado , organizações conseguem se destacar no mercado e não apenas conquistar, como fidelizar, mais clientes. 

Por isso, hoje vamos te explicar o que é essa ferramenta, como funciona e como aplicar no seu negócio, que pode te ajudar a vender melhor a sua ideia.

O que é o Círculo Dourado?

O Círculo Dourado, ou Golden Circle, foi um conceito criado pelo palestrante Simon Sinek, que explicou como a forma que as empresas se comunicam influenciam diretamente nos seus resultados. 

O Círculo funciona como um alvo, com três perguntas de dentro para fora:

  • Por quê?
  • Como?
  • O que? 

Segundo sua teoria, todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como, mas apenas algumas sabem o porquê. 

Por isso, vamos entender agora o que cada um desses elementos significa nessa ferramenta.

O que?

É o produto final que a empresa entrega aos seus clientes, é o aparelho de TV, o celular, o computador e até mesmo a planilha de precificação. 

Como?

É a tecnologia por trás do que é entregue, o que te fez chegar até o produto que você entregou, por exemplo, os estudos sobre a matéria-prima escolhida para o vestido ou eletrônico. 

Por quê?

A motivação por trás da produção daquele produto ou serviço, o valor que a marca quer entregar ao consumidor além do produto ou serviço.

Como funciona o Golden Circle na prática?

Vejamos, qual desses anúncios parece mais atrativo para você?

“Esse é o nosso novo smartphone, com ele é possível fazer ligações e vídeo chamadas, escutar música, ler um livro e muito mais! É possível também passar sua agenda e ter um aviso sempre que tiver um compromisso próximo!”

Até que parece interessante. Mas e esse aqui?:

“Buscando uma nova forma de se conectar com as pessoas que você ama? Ouvir a voz de quem está distante durante o dia? Viver um dia sem preocupações de que vá esquecer seus compromissos? Muito mais do que isso, apresentamos o nosso novo smartphone. A resposta as conexões que sua vida merece!”

Mais atrativo, né? 

Apesar de falarem sobre o mesmo produto, a comunicação do segundo, diferente do primeiro, segue de dentro para fora do Círculo. 

O “porquê” fala mais alto que “o quê”, isto é, não compramos um celular por ele fazer ligações, mas por nos manter próximo das pessoas que amamos. 

Sentiu a diferença? 

Como aplicar o Círculo Dourado na comunicação da minha empresa?

Se sua empresa tem como objetivo apenas vender, desculpe te informar, mas isso não vai ser suficiente para mantê-la com sucesso. 

Ou pelo menos não terá tanto sucesso quanto suas concorrentes que olham além. 

Pois, sua marca deve acreditar em algo, ter uma motivação maior para manter suas atividades. O financeiro deve ser a consequência, não a causa. 

Então, tudo começa respondendo:

  • No que acreditamos?
  • Qual a grande motivação para estarmos fazendo o que fazemos? 

A partir disso, escolha um time que se sinta motivado com o sonho da organização e apaixonado por isso.

Sua comunicação deve falar sobre o seu porquê, alcançando pessoas que acreditem no que sua empresa é, muito além do que ela pode oferecer. 

Ficou interessado no Círculo Dourado? Confira o TEDTalk com o próprio Simon Sinek que fala sobre o assunto:

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