Se a sua empresa tem um site, mas não consegue uma quantidade relevante de visitantes (e, consequentemente, clientes), esse post é pra você.
Nele vamos falar de algumas dicas para melhorar e otimizar o seu site para motores de busca e os benefícios que o aumento de tráfego traz à sua empresa.
Se você não sabe se o seu site é bem ranqueado, siga a lógica deste exemplo.
Se você tem um escritório de advocacia em São Paulo, por exemplo, digite no Google “escritório de advocacia em são paulo”.
Se a sua empresa não aparece na primeira página e você deseja que isto aconteça, a otimização de sites é a solução.
A Otimização de Sites são técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do site da sua empresa nos mecanismos de busca, como Google, Bing, etc.
Os algoritmos desses mecanismos de buscas definem a qualidade dos sites a partir de vários critérios e, quanto mais bem avaliado for o seu site, melhor será a posição dele nos resultados das pesquisas.
Vale lembrar que o Google não é o único grande motor de busca.
Sites como YouTube, LinkedIn e Instagram, por exemplo, também utilizam essa tecnologia, mas cada qual com suas particularidades.
O LinkedIn, por exemplo, utiliza cargos para encontrar pessoas, já o Instagram, utiliza hashtags para mostrar fotos e vídeos.
Os sites que são bem otimizados e, consequentemente, bem ranqueados, aparecem logo abaixo da seção destinada aos anúncios.
Isso mostra que se o seu site for bem ranqueado, você terá uma posição de destaque e não precisará pagar para isso.
Ou seja, é uma estratégia que pode valer a pena, financeiramente falando.
Sendo assim, ao invés de pagar para estar nas primeiras posições, você otimiza o seu site e consegue esse objetivo organicamente (de graça).
Há pesquisas que mostram que os resultados apresentados na busca orgânica recebem cerca de 60% a 70% dos cliques, pois os usuários tendem a confiar mais em quem conquistou a posição de maneira gratuita do que os anunciantes.
A página resultado das pesquisas também é conhecida como SERP (Search Engine Results Page), que pode variar bastante de acordo com o que é pesquisado.
O primeiro passo para uma otimização de sites efetiva é garantir que cada página tenha um título único.
É importante que o título de cada uma delas faça sentido com o conteúdo e, além disso, faça sentido com o que as pessoas buscam.
Ainda utilizando o exemplo que demos anteriormente, se você tem um escritório de advocacia em São Paulo, provavelmente as pessoas que não conhecem o seu escritório irão procurar por “Escritório de advocacia em São Paulo”. e não pelo nome do escritório (já que elas não sabem da sua existência).
Então, ao invés de criar o título dessa forma (resultado na 10ª página):
Seria interessante que você fizesse dessa forma, com as principais palavras chaves no título (primeiro lugar da primeira página):
A Meta Description é uma espécie de resumo que o leitor irá encontrar nos resultados antes de acessar a página.
Tê-la de forma clara é um fator importantíssimo que fará com que os usuários acessem o seu site.
Vale lembrar que, apesar de muitos acreditarem que a Meta Description é um fator de rankeamento, o Google afirmou que não é.
Porém, ignorar esse fator durante a otimização de sites pode ser um erro grave, pois ele é um dos fatores que irão persuadir o usuário a entrar em sua página , aumentando o seu CTR.
Você já tentou acessar uma página e ela demorou muito para carregar?
Provavelmente você, assim como eu, desistiu de esperar e procurou alguma outra que carregasse de forma minimamente aceitável, correto?
O Google entende quando o visitante age dessa forma (clica no link do seu site mas desiste rapidamente), então para que você não perca visitantes, é importante que o seu site carregue rápido.
Para isso, é importante que você tenha um site leve e um bom servidor.
O primeiro passo para isso pode ser checar a velocidade do site através do Google PageSpeed Insights.
O Google entenda que aquele site que fornece conteúdos de qualidade e frequentemente atualizado, deve ser priorizado nos resultados.
Mas também pode penalizar aqueles que copiam conteúdos e que possuem um conteúdo de má qualidade, rebaixando-o nos resultados.
Então a dica é se dedicar àquilo que pretende inserir em seu site.
Seja em páginas institucionais ou em conteúdos para o blog, é importante entender quais palavras chaves fazem sentido e escolhê-las bem antes de usá-las.
Antes de escrever conteúdos, é interessante acessar algumas ferramentas como UberSuggest.
Se o Google não consegue ler imagens (ainda), como ele entenderá as que estão no seu site?
É essencial otimizar as imagens com a utilização de textos em três locais: no nome do arquivo, no texto alternativo e em sua volta.
Isso também irá ajudar pessoas com deficiência visual a lerem o seu conteúdo, e com certeza o Google levará isso em consideração.
Ao criar as páginas do seu site, preste bastante atenção em suas URL (Uniform Resource Locator).
Faça com que elas sejam curtas e objetivas e quando se tratar de um post blog, dê preferências às palavras chaves em sua construção.
Para exemplificar, dê uma olhada neste link:
https://www.medicinabrasil.com.br/articles/322345.php
Você consegue entender do que se trata esta página? Impossível, correto?
Agora imagine se esta fosse a URL:
https://www.medicinabrasil.com.br/como-perder-peso
Além de uma URL clara, há um estudo da Ahrefs que mostra uma correlatividade entre a posição das páginas em resultados de buscas e a quantidade de palavras contidas em seu endereço, como dito anteriormente.
Tão importante quanto desenvolver o trabalho de SEO, é monitorar os seus resultados e o desempenho do seu site.
É imprescindível saber quais estratégias estão dando certo, quais devem ser potencializadas e quais precisam ser melhoradas.
Existem alguns Indicadores Chaves de Desempenho (ou KPI, Key Performance Indicator) que merecem serem acompanhados constantemente. Alguns que indicamos são:
E como o SEO está totalmente ligado ao Marketing e Vendas da sua empresa, vale a pena também acompanhar esses outros indicadores:
Existe uma ferramenta online que pode te dar um diagnóstico rápido de como está o seu site em 4 principais pilares: performance, acessibilidade, melhores práticas e SEO.
A partir dela, você já pode identificar onde precisa melhorar e dar o primeiro passo na construção de um site bem otimizado.
Você pode acessar através por aqui.
O investimento em SEO leva cerca de 6 a 8 meses para começarmos a colher os frutos dessa estratégia, mas quando pensamos no longo prazo, pode ser uma forma de gerar economia significativa das campanhas pagas.
Com esses 6 principais pontos você, provavelmente, já conseguirá colher frutos em alguns meses, mas caso precise de ajuda, pode contar conosco da Colina Tech.
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