Vendas e Marketing: entenda o verdadeiro significado deles para a sua empresa

Atualmente a necessidade de um setor de marketing dentro de uma empresa é essencial, com a quantidade de usuários e consumidores que a internet possui você não pode deixar o seu negócio de fora desse mercado, por isso, invista em construir esse time.


No entanto, para alcançar o resultado mais esperado por todos:
aumento das vendas, é necessário também existirem processos com o time comercial! Sendo sobre isso que vamos nesse conteúdo!


Aqui vamos conversar sobre o verdadeiro significado dessa parceria para a sua empresa. Por isso, continue lendo e boa leitura!


Qual a diferença entre o time de Vendas e marketing?

Diferente do que muitos pensam, quando você tem um time de marketing ele não deve fazer o papel de venda e quando você tem um time de vendas ele não deve fazer o papel do marketing, eles são parceiros e devem ser unidos, mas cada um no seu quadrado.


Se falamos de um funil bem estruturado com topo, meio e fundo estamos falando de um fluxo de cadência para que determinado lead tome alguma decisão que esperamos. É aí que entra a ação de cada time.


O de
marketing, por sua vez, ficará responsável por captar esses leads através da divulgação da sua marca e produtos em mídias sociais, sejam elas tradicionais, online, pagas ou não. Esse time criará toda a identidade visual e estratégia para que as pessoas conheçam a sua empresa. 


Já a
equipe de vendas é responsável por conversar e tentar vender o produto ou fechar contrato com essa pessoa que viu uma propaganda do seu negócio, ou recebeu um patrocinado ou viu um conteúdo no blog, esses leads que se interessam já passam a ser responsabilidade do time de vendas.


Agora que já entendemos isso, vamos compreender o porque o seu negócio precisa das duas equipes!


Por que você precisa ter equipes de vendas e marketing no seu negócio?

Sabendo o papel de cada um, percebemos haver uma estratégia em que inclui os dois times. Por exemplo, vamos supor que você tenha vários vendedores, mas eles só conseguem vender quando alguém passa em frente a sua loja (se for física) ou encontra o seu perfil (se for por redes sociais). Essa demanda é muito pequena. São poucas pessoas que conhecem a sua loja.


Agora,
vamos pensar diferente, milhares de pessoas escutam propagandas nas rádios da sua loja, mais pessoas veem seu comercial na tv, mais algumas recebem seus vídeos promocionais nas redes sociais e outras assistem seus conteúdos. Calcula comigo o tamanho dessa demanda?


Concorda que se todas elas resolverem comprar na sua loja os seus vendedores terão muitas pessoas para atender e não ficarão no ócio?


É esse estilo de trabalho que funciona!
A união entre as duas equipes. E é por uma estratégia consolidada com um mesmo objetivo que você precisa ter a equipe de vendas e marketing juntas no seu negócio.


Metas em comum do time de marketing e vendas

Ah, mas como vou analisar se essas equipes estão trabalhando de maneira correta e com a estratégia certa?


Primeiro, os gestores das equipes precisam estabelecer um
plano de ação e assim definir as metas a serem analisadas em conjunto, algumas delas são:


 Leads

As metas são relacionadas à funil, então para começar o processo precisa captar leads e essa captação é feita pelo time de marketing através de tráfego pago, orgânico, etc. 

Captou esse lead, o próximo passo é saber se ele tem interesse em saber mais ou apareceu só de curioso, se ele tem interesse ele passa para MQL.


MQL

MQL significa Lead qualificado pelo marketing, assim que ele se torna um MQL ele já passa para um vendedor entrar em contato.


Oportunidades

O vendedor apresentou o produto e ele continua com interesse em adquirir o seu produto ou serviço ele se transforma em oportunidade.


Clientes

Aqui é o que todos já sabemos, comprou o produto ou fechou o contrato se transforma em clientes


Além desses, existem duas importantes: o
ROI (Retorno sobre o investimento) e o CAC (Custo de aquisição por cliente). Se você quer saber mais sobre algum desses dois é só clicar acima da sigla que separamos outro conteúdo para te explicar melhor!


Nessas metas, o importante é analisar de acordo com o funil, e de baixo para cima, para saber o seu, comece respondendo essas perguntas:

  • Quantas oportunidades eu preciso ter para ter 1 cliente?
  • Quantos MQL o time de marketing precisa gerar para ter 1 oportunidade?
  • Quantos leads precisamos captar para termos 1 MQL?


Com essas respostas você já saberá as suas métricas. No entanto, se quer saber tudo sobre isso,
acesse este link!


Rotina de reunião entre os times

Agora que já entendemos como funciona as equipes e as métricas a serem analisadas, vamos compreender qual a rotina ideal para que os times alcancem resultados, veja:


Semanal 

Em uma rotina semanal é interessante que apenas os gestores se encontrem e conversem sobre as metas, os times e o que acreditam que podem melhorar no processo para otimizar o fluxo até o resultado.


Mensal 

Já mensalmente é importante já estar presente toda a equipe de marketing e vendas  para uma reunião que mostre as estratégias para aquele mês, algumas mudanças e reestruturações necessárias, além disso, é um ótimo momento para todos participarem e darem feedback sobre o processo.


Trimestral 

De maneira trimestral também é necessário comparecer toda a equipe para fazer um review geral das metas, se foram atingidas ou se não, se não foram o motivo e como melhorar. Aqui também é importante já aproveitar para apresentar as metas e objetivos do trimestre seguinte.


Vendarketing, a estratégia perfeita

Para finalizar, vamos conversar sobre o que chamamos vendarketing (a junção dos nomes: vendas + marketing). Essas duas equipes são tão unidas que ganham até um nome como se fossem uma só. Esse é o objetivo.


Vendarkeitng é a junção das duas equipes em um processo consolidado na empresa, onde já tem estruturado reuniões, pontos de contato,
CRM e plataformas integradas, tudo para que a comunicação seja ainda mais efetiva e o resultado venha muito mais rápido.


E aí? Conseguimos esclarecer o verdadeiro significado de vendas e marketing e como isso pode ajudar a sua equipe? Então,
clique aqui continue dando uma olhada no nosso blog que temos vários conteúdos que podem te agregar ainda mais conhecimento!


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