Análise de tráfego: você se preocupa com os dados de acessos do seu site?

No marketing digital, para analisar a performance de uma página, as variáveis que costumam ser levadas em consideração de forma primária são a qualidade do conteúdo, a taxa de conversão e, antes de tudo isso, a atração do tráfego.


Você sabe qual a origem das visitas em sua página? Para onde os usuários vão após entrar em contato com seu conteúdo?


Essa é a função da análise de tráfego: ela permite entender o que seus usuários estão buscando, quais são suas intenções, qual a origem de seus acessos e qual caminho seguem a partir da visita à sua página.


Sabendo disso, você consegue otimizar suas ações e montar estratégias que façam sentido para a sua audiência. 


A principal plataforma para obter esses dados é o Google Analytics, contando também com o Google Ads e o Facebook Ads.


Para analisar o tráfego de qualquer página, duas siglas são muito importantes: o SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os conteúdos para serem encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca, e o CRO (Conversion Rate Optimization), que visa aumentar a porcentagem de visitantes em um site, transformando-os em clientes.


No post de hoje, entenderemos quais são as variáveis do tráfego, como mensurá-lo e aumentá-lo. Acompanhe conosco! 


O que é tráfego? 


Nada mais é do que
todos os usuários que visitam a sua página, iniciando uma sessão. Esta se torna uma oportunidade de conversão (de visitante a cliente, por exemplo), que pode ser desenvolvida através de uma estratégia bem definida. 


Ao monitorar o tráfego do seu site, é possível:


  • definir, antecipar e acompanhar tendências;
  • descobrir quais acessos são oriundos de computadores ou de dispositivos móveis;
  • avaliar seu potencial de crescimento;
  • entender as preferências e os comportamentos dos usuários;
  • identificar os conteúdos mais populares;
  • entender quais canais do marketing digital demonstram melhor desempenho;
  • localizar a região de onde seus usuários acessam, explorando oportunidades;
  • ampliar sua presença em um determinado mercado;
  • verificar quais conteúdos são mais interessantes, etc.


Uma forma de monitorar as visitas em sua página é através de parâmetros, que entraremos em maiores detalhes a seguir.


O que são parâmetros?


São pequenos textos que você inclui na sua URL para
rastrear o tráfego. Através do seu uso e pela análise das plataformas de métricas, é possível entender qual a origem das visitas em seu site.


No caso de guest posts, ou seja, quando você posta conteúdo de outros sites e eles fazem o mesmo com você, é possível descobrir se os posts que redirecionam ao seu site está efetivamente trazendo leitores.


Os parâmetros são ferramentas que proporcionam:


  • Conhecimento do mercado e dos clientes, ao interpretar os interesses dos clientes, analisar seu comportamento nas páginas visitadas e qual necessidade a sua página preenche. A partir dessa análise, é possível prever como o consumidor se comportará daqui para frente; 
  • Assertividade na tomada de decisões: ao coletar dados e identificar padrões, é possível planejar os próximos passos a partir de decisões mais firmes e bem embasadas, com base em experiências anteriores; 
  • Identificação de problemas: através da análise de dados e métricas, você consegue identificar quais estratégias não estão trazendo os resultados esperados e fazer os ajustes necessários para aumentar o tráfego.


Quais são as
fontes de tráfego


Ele pode ser gerado de forma
orgânica, ou seja, quando o usuário pesquisa por algo relacionado ao seu conteúdo e, por estar bem posicionado no ranqueamento dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing, o usuário escolhe seu site de forma natural para encontrar as respostas que busca.


Já o tráfego direto é quando o leitor já tem o hábito de visitá-lo, tendo sua URL salva nas buscas. Ao começar a digitar na barra de pesquisa, seu domínio aparece como sugestão, visitando sua página sem o intermédio dos mecanismos de busca. 


Há o tráfego de referência (referral), que é quando o seu conteúdo é referenciado por outras páginas, blogs, email marketing, etc. Ou seja, o leitor é direcionado ao seu conteúdo por meio de terceiros. Nesse aspecto, também temos o tráfego oriundo de redes sociais.


O tráfego pago também é muito importante e utilizado, sendo gerado através de anúncios e campanhas pagas.


Todos os cliques nesses anúncios possuem um valor: embora seja ótimo - e possivelmente caro - possuir uma grande quantidade de usuários a partir do tráfego pago, a página deve se manter principalmente através do tráfego orgânico, indicando a qualidade do seu conteúdo e a espontaneidade da sua atração de tráfego. 


Que
aspectos uma análise de tráfego pode me ajudar a entender?


  • O número de novos contatos;
  • o número de novas sessões (visitantes únicos em seu site, que pode ter várias sessões ou acessos);
  • taxas de conversão (de sessões para contatos, de contatos para clientes, etc.);
  • taxa de rejeição (porcentagem de usuários que abandonaram o site após visualizarem apenas uma página);
  • número de visualizações de página;
  • duração da sessão;
  • cliques em calls to action, entre outros.


O que posso fazer para
aumentar o tráfego do meu site? 


  • Seja persuasivo, especialmente em landing pages, ou seja, aquelas páginas onde os clientes chegam de forma primária. Já que toda a página tem um objetivo, desejando que o usuário realize uma ação, deixe claro o que sua página espera que o visitante faça através de uma call to action, ou seja, um convite para deixar seu email, baixar um material, falar com alguém da equipe, etc.
  • Produza conteúdos relevantes: Ao elaborar um material de qualidade e que chame a atenção do usuário, ele será convidado a ler seus posts, que podem ser conectados a outros conteúdos em seu site, fazendo com que o usuário permaneça por mais tempo na sua página. Crie conteúdos originais, inovadores e interessantes. 
  • Utilize as técnicas de SEO: Estas ações e estratégias visam aumentar o desempenho do site através do tráfego orgânico direcionado por mecanismos de busca. Para subir no ranking de resultados de pesquisa do Google (e do Bing, Yahoo, etc.), lembre-se de possuir uma title tag, uma meta description, ter uma página em HTTPS, utilizar palavras-chave, etc. Você pode saber mais sobre SEO aqui.
  • Invista na responsividade e velocidade da página: Ela deve ser aberta facilmente e com rapidez em todos os dispositivos: computadores, tablets e smartphones. Há grandes chances de um visitante desistir da sua página caso ela não carregue rapidamente ou não esteja otimizada para o dispositivo através do qual ele está acessando.

Que ferramentas podem me ajudar nessa análise? 


Aqui na Colina Tech, trabalhamos com algumas
ferramentas que são nossas parceiras e em cujo serviço confiamos e recomendamos.


O RD Station Marketing, por exemplo, oferece informações de marketing e vendas através de um software que conta com funcionalidades simples, modelos para as estratégias de marketing que podem ser personalizados e permitem aumentar as conversões e guiar leads para a ação desejada, automatizando diversas tarefas.


Além disso, o software captura informações que permitem um conhecimento mais aprofundado do seu público, identificando aqueles clientes com maior potencial de compra e entrando em contato com eles.


Já a ActiveCampaign “recepciona” os visitantes, encontra os mais engajados, obtém informações de outras plataformas e automatiza o marketing de uma maneira geral.


Também é capaz de monitorar sites, rastrear as visitas por meio da anexação de parâmetros nas URLs e vinculá-las ao registro de contatos. Isso permite realizar uma segmentação, entendendo com quais canais de publicidade, campanhas, palavras-chave e conteúdos um usuário interagiu. Dessa forma, é possível mensurar a eficácia das campanhas de marketing. 


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para aumentar o número de visitas em seu site e orientar suas estratégias de conversão. Aqui no blog da Colina Tech, temos diversos conteúdos super interessantes que podem te ajudar a tornar sua página mais atrativa para que alcance seus objetivos com maior facilidade. Confira nossos posts e entre em contato para podermos te ajudar! 


Compartilhe essa publicação

Posts relacionados

consultor montando funil de vendas
Por Lucas Trindade 11 abr., 2024
Neste post, exploraremos como montar um funil de vendas que não só captura leads mas também os nutre e converte em clientes satisfeitos e recorrentes.
usuário de site conversando com chatbot
Por Lucas Trindade 04 abr., 2024
Neste blogpost, mergulharemos fundo na revolução do atendimento ao cliente impulsionada pelos chatbots.
usuário de e-commerce brasil
Por Lucas Trindade 28 mar., 2024
Neste blogpost, vamos explorar algumas dicas úteis para ajudá-lo a tomar a decisão certa ao escolher uma agência de e-commerce Brasil.
Share by: