No marketing digital, para analisar a performance de uma página, as variáveis que costumam ser levadas em consideração de forma primária são a qualidade do conteúdo, a taxa de conversão e, antes de tudo isso, a atração do tráfego.
Você sabe qual a origem das visitas em sua página? Para onde os usuários vão após entrar em contato com seu conteúdo?
Essa é a função da análise de tráfego: ela permite entender o que seus usuários estão buscando, quais são suas intenções, qual a origem de seus acessos e qual caminho seguem a partir da visita à sua página.
Sabendo disso, você consegue otimizar suas ações e montar estratégias que façam sentido para a sua audiência.
A principal plataforma para obter esses dados é o Google Analytics, contando também com o Google Ads e o Facebook Ads.
Para analisar o tráfego de qualquer página, duas siglas são muito importantes: o SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os conteúdos para serem encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca, e o CRO (Conversion Rate Optimization), que visa aumentar a porcentagem de visitantes em um site, transformando-os em clientes.
No post de hoje, entenderemos quais são as variáveis do tráfego, como mensurá-lo e aumentá-lo. Acompanhe conosco!
Nada mais é do que
todos os usuários que visitam a sua página, iniciando uma sessão. Esta se torna uma oportunidade de
conversão (de visitante a cliente, por exemplo), que pode ser desenvolvida através de uma estratégia bem definida.
Ao monitorar o tráfego do seu site, é possível:
Uma forma de monitorar as visitas em sua página é através de parâmetros, que entraremos em maiores detalhes a seguir.
São pequenos textos que você inclui na sua URL para rastrear o tráfego. Através do seu uso e pela análise das plataformas de métricas, é possível entender qual a origem das visitas em seu site.
No caso de guest posts, ou seja, quando você posta conteúdo de outros sites e eles fazem o mesmo com você, é possível descobrir se os posts que redirecionam ao seu site está efetivamente trazendo leitores.
Os parâmetros são ferramentas que proporcionam:
Ele pode ser gerado de forma
orgânica, ou seja, quando o usuário pesquisa por algo relacionado ao seu conteúdo e, por estar bem posicionado no ranqueamento dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing, o usuário escolhe seu site de forma natural para encontrar as respostas que busca.
Já o tráfego direto é quando o leitor já tem o hábito de visitá-lo, tendo sua URL salva nas buscas. Ao começar a digitar na barra de pesquisa, seu domínio aparece como sugestão, visitando sua página sem o intermédio dos mecanismos de busca.
Há o tráfego de referência (referral), que é quando o seu conteúdo é referenciado por outras páginas, blogs, email marketing, etc. Ou seja, o leitor é direcionado ao seu conteúdo por meio de terceiros. Nesse aspecto, também temos o tráfego oriundo de redes sociais.
O tráfego pago também é muito importante e utilizado, sendo gerado através de anúncios e campanhas pagas.
Todos os cliques nesses anúncios possuem um valor: embora seja ótimo - e possivelmente caro - possuir uma grande quantidade de usuários a partir do tráfego pago, a página deve se manter principalmente através do tráfego orgânico, indicando a qualidade do seu conteúdo e a espontaneidade da sua atração de tráfego.
Aqui na Colina Tech, trabalhamos com algumas ferramentas que são nossas parceiras e em cujo serviço confiamos e recomendamos.
O RD Station Marketing, por exemplo, oferece informações de marketing e vendas através de um software que conta com funcionalidades simples, modelos para as estratégias de marketing que podem ser personalizados e permitem aumentar as conversões e guiar leads para a ação desejada, automatizando diversas tarefas.
Além disso, o software captura informações que permitem um conhecimento mais aprofundado do seu público, identificando aqueles clientes com maior potencial de compra e entrando em contato com eles.
Já a ActiveCampaign “recepciona” os visitantes, encontra os mais engajados, obtém informações de outras plataformas e automatiza o marketing de uma maneira geral.
Também é capaz de monitorar sites, rastrear as visitas por meio da anexação de parâmetros nas URLs e vinculá-las ao registro de contatos. Isso permite realizar uma segmentação, entendendo com quais canais de publicidade, campanhas, palavras-chave e conteúdos um usuário interagiu. Dessa forma, é possível mensurar a eficácia das campanhas de marketing.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para aumentar o número de visitas em seu site e orientar suas estratégias de conversão. Aqui no blog da Colina Tech, temos diversos conteúdos super interessantes que podem te ajudar a tornar sua página mais atrativa para que alcance seus objetivos com maior facilidade. Confira nossos posts e entre em contato para podermos te ajudar!
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