Análise de concorrentes: saiba como fazer e seus benefícios para uma estratégia comercial

Mesmo que a  sua marca já possua uma posição sólida no mercado onde atua ou se no seu caso o empreendimento está dando os primeiros passos, conhecer os concorrentes será fundamental. Há muitas formas de apurar esses dados sendo esta análise, uma atividade habitual nas empresas.


Certamente você já visitou as redes sociais para conhecer quais estratégias estão sendo postas em prática pelos seus concorrentes. Mas, é necessário evoluir e aprofundar a análise tornando-a mais criteriosa, metódica e regular.


Por isso, no artigo de hoje, fizemos um guia para você saiba
como fazer a análise da concorrência e seus benefícios para uma estratégia comercial. Confira!


O que é e por que fazer uma análise de concorrentes?


É preciso entender quais estratégias de negócios estão sendo implantadas pelos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, que disputam com você a mesma fatia do mercado.


Se por exemplo o seu ramo de atuação é produzir conteúdos, é essencial mensurar quais as palavras que melhor estão performando e atingindo as primeiras colocações no google. 


Essa análise também precisa ser feita com seus concorrentes
, investigar quais os termos que conseguem mais destaque nas mídias sociais, lembrando que essa é apenas uma das muitas formas possíveis de estudar as táticas utilizadas por ele.


Após explorar intensamente e analisar as estratégias empregadas pelos seus concorrentes é possível encontrar pontos de melhoria e correções nos planos inicialmente traçados, definindo eventualmente novos processos e planejamentos.


Como as métricas do marketing digital são atualizadas com bastante frequência, é cada vez mais necessário conhecer os novos hábitos dos consumidores, suas preferências para poder adequar sua forma de atuação, seus serviços ou produtos oferecidos com foco de atender mais assertivamente esse mercado. 


Quais os tipos de concorrentes?


Para  facilitar a avaliação dos seus concorrentes de uma forma mais assertiva, inicialmente é fundamental saber quais tipos de concorrência que predominam no mercado. 


Dessa forma ficará mais fácil traçar planos organizados e estruturados que venham alcançar resultados favoráveis, tornando o negócio eficiente, rentável e bem-sucedido.

 


Conheça os dois tipos de concorrência:


  • Direta: São as empresas que desenvolvem o mesmo trabalho ou oferecem o mesmo produto e serviço que a sua, como também utilizam a mesma forma de comercialização com a mesma faixa de preço, mesmo público alvo, objetivando atingir a mesma fatia de mercado.
  • Indireta: Diz respeito a empresas que não comercializam os mesmos produtos ou não oferecem os mesmos serviços, mas acabam por alcançar o mesmo nicho de clientes seus por meio da estratégia de substituição que interfere na decisão de compra do cliente. 


Após analisar e separar as formas existentes de concorrência, é possível obter informações pertinentes e necessárias através de uma pesquisa de mercado. De posse dos dados o próximo passo será construir um planejamento moldado ao seu ramo de atuação e compatível com seu cliente. 


Essas ações vão propiciar importantes vantagens competitivas
como melhorar a gestão de tempo, otimização dos recursos financeiros empregados, maior visibilidade no mercado e consequente aumento nas vendas e lucros. 



Como realizar a análise de concorrência?


Há diversas formas de construir esse trabalho e muitos pontos de exame e avaliação. Em todos os aspectos, alguns detalhes precisam ser levados em consideração. Veja abaixo o que não deve passar despercebido:


  • Produtos em destaque


É fundamental conhecer e avaliar quais os principais produtos ou serviços comercializados pelo seu concorrente. Identificar se há semelhança com os seus e neste caso, se é possível avaliar uma possível substituição.


  • Preços praticados


O fator preço cobrado pelos produtos ou serviços é um dado indispensável para uma avaliação consistente do seu concorrente. Sendo assim, é preciso verificar as promoções postadas, ir aos pontos de venda e acompanhar as ofertas lançadas. Essas ações vão propiciar mais competitividade e rentabilidade ao seu negócio.


  • Sites e redes sociais


A internet e as redes sociais precisam ser cuidadosamente utilizadas para que seu negócio se desenvolva. Observe como seu concorrente se coloca nesse aspecto e quais ferramentas utiliza. Garanta sua presença no meio digital.


  • Avaliações e comentários


O que os clientes falam sobre a concorrência pode lhe trazer informações valiosas  para uma melhor avaliação dos seus produtos e serviços. É possível corrigir eventuais erros, aproveitar alguma oportunidade ou adequar suas ações às necessidades do mercado.


  • Estratégias de marketing


Observe o plano de marketing dos seus concorrentes. Leve em consideração que uma boa estratégia vai atrair e fidelizar um maior número de clientes, melhorar a competitividade no mercado, dar visibilidade e consolidar a imagem da empresa.


  • Reúna dados e estude os resultados


Para concluir, não deixe de mensurar os resultados. Entenda o que os números e análises realizadas demonstram e podem contribuir para o seu planejamento.  Um dado que deve ser considerado é a necessidade de classificar os seus concorrentes em dois grupos: os mais relevantes, aos quais certamente serão acompanhados mais de perto, e os menos representativos sujeitos a uma observação mais a distância sem, no entanto, deixar perder de vista.

 


Quais os benefícios de fazer uma boa análise de concorrência?


Existem inúmeras vantagens ao fazer uma boa análise de concorrência. A seguir, destacamos alguns dos principais benefícios. Confira! 


#01. Melhora o posicionamento


A partir do momento em que você conhece seus concorrentes de forma profunda, sua empresa poderá se posicionar no mercado de maneira mais acertada, destacando os principais diferenciais, sem ser classificada apenas como mais uma empresa em seu segmento.


#02. Ajuda a descobrir gargalos e oportunidades


Ao fazer o trabalho de análise da concorrência, é importante que você busque saber quais são as demandas e as necessidades dos consumidores. Faça essa análise indo muito além da questão dos produtos e serviços em si, uma vez que você deve contemplar pontos como atendimento, prazos de pagamento, entre outros.


#03. Amplia a visão e o seu conhecimento


É muito importante que a sua marca evolua em relação ao conhecimento sobre os competidores. Dessa forma, realizar uma análise profunda da concorrência de forma pontual e constante é essencial para saber aquilo que seus concorrentes estão preparando e lançando no mercado. Dessa forma, você estará muito mais preparado para os próximos passos do seu negócio.


Ferramentas para analisar os concorrentes


Existem várias ferramentas que ajudam a obter mais informações sobre os concorrentes no marketing digital. Conheça algumas delas.


  • SEMRush – monitorar palavras-chave


O SEMRush é uma ferramenta poderosa no acompanhamento de palavras-chave. Entre outras funções, ela permite comparar como seu site está competindo em cada keyword individualmente.


  • Alexa – comparar ranking


A Alexa permite acompanhar de forma mais direta a relevância dos seus concorrentes. Além disso, conta com monitoramentos de palavras-chave e outros recursos.


  • Google Alerts – monitorar menções


O Google Alerts é uma ferramenta do próprio Google que gera relatórios sobre citações a alguns termos. Apesar de parecer comum, simples, pode ser uma ferramenta poderosa na análise da concorrência quando você gera alertas para citações aos nomes dos competidores.


  • Moz Link Explorer – acompanhar link building


O Moz Link Explorer permite acompanhar dados de autoridade e links do seu site e também da concorrência. Uma boa ferramenta para acompanhar o trabalho de link building.


  • SimilarWeb – acompanhamento de tráfego


O SimilarWeb é uma ferramenta que permite acompanhar mais de perto a estratégia de SEO dos concorrentes, criando comparações mais intuitivas.


Conclusão


Por fim, é válido lembrar que os concorrentes também buscam novidades, se modernizam. Dessa forma, não se pode deixar de observar o mercado e suas oscilações. Procure objetivos de crescimento e trace planos de como atingi-los. 


Esse planejamento não é tão fácil de criar, mas será fundamental para que seu negócio seja rentável, duradouro e inspire novos empreendedores.


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