Se você tem um negócio ou trabalha diretamente com vendas, sabe que o marketing está presente em todas as tomadas de decisões. Também sabe que não é fácil escolher uma boa estratégia de vendas, especialmente para o digital.
O Data Driven Marketing é uma estratégia que
já rendeu grandes resultados às marcas gigantes no passado, e hoje, é vista como indispensável para o alcance dos resultados.
Quer entender mais sobre essa estratégia? Nesse artigo vamos abordar sobre sua definição e as principais vantagens para utilizá-la.
O que você vai aprender neste conteúdo:
- O que é o Data Driven Marketing?;
- Quais são as principais vantagens da estratégia?;
- Cases de sucesso;
- O que esperar da estratégia no futuro?
[Leia também nosso artigo:
Análise de concorrentes: saiba como fazer e seus benefícios para uma estratégia comercial]
O Data Driven Marketing, como seu nome sugere, é uma ferramenta estratégica que utiliza dados coletados sobre
preferências, comportamentos e históricos dos seus clientes
para desenvolver uma comunicação e o seu direcionamento de forma mais assertiva.
Dessa forma, as campanhas ganham relevância, por serem entregues de maneira mais precisa para quem já é, ou pode se tornar, o potencial cliente do seu produto ou serviço. Além disso, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, permitindo realizar ajustes de otimização.
No cenário atual, em que as ferramentas digitais fazem parte do nosso dia a dia, existem plataformas que
possibilitam todo o processo de coleta de dados e personalização do público ideal
que as campanhas irão alcançar.
Há muitos anos, a ferramenta vem gerando grandes resultados em campanhas no online e offline, e com todas as ferramentas que temos disponíveis nos dias atuais para coletar dados e usá-los de maneira inteligente, é indispensável não testar essa ferramenta tendo em vista as seguintes vantagens:
O uso de dados ajuda a entender melhor os clientes, seus comportamentos e preferências. As ferramentas disponíveis oferecem a opção de segmentar o público por esses diferenciais coletados, assim, entregando a campanha para o público ideal.
O acompanhamento de métricas é outra vantagem desta ferramenta estratégica, possibilitando identificar ajustes necessários na segmentação, anúncio ou orçamento para otimização dos resultados.
Entender a preferência e necessidade do seu público é fundamental para escolher o canal e o orçamento ideal para suas campanhas, assim, poderá reduzir custos de investimentos em que poderiam ser aplicados sem uma segmentação adequada.
Esses são apenas alguns exemplos de como as empresas podem usar o Data Driven Marketing para melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing e oferecer experiências mais personalizadas aos clientes.
É correto afirmar que a cultura data-driven já faz parte em grande escala no presente, levando em consideração a utilização de dados para construção de produtos, serviços e experiências pelas empresas.
Porém, segundo um
estudo realizado pela McKinsey e intitulado “The data-driven enterprise of 2025”, o movimento que acontece hoje ainda não chega perto do que o data-driven será em 2025.
Segundo o estudo, o significado do que é ser data-driven está mudando conforme o avanço tecnológico.
A expectativa é que em pouco tempo haverá uma interação perfeita entre humanos e máquinas, sendo os dados ferramentas valiosas para otimizar todos os aspectos do trabalho.
A cultura data driven já faz parte de grande parte da maioria das grandes empresas para o desenvolvimento de suas estratégias de marketing.
Com os dados, é possível conhecer as preferências do seu público e segmentar de forma detalhada a entrega dos anúncios digitais. Dessa forma, a estratégia baseada em dados resulta em diversos benefícios para as empresas, como por exemplo, a redução de custos.
E aí? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a cultura data driven e como ela pode ajudar sua equipe de marketing a
otimizar os resultados?
Então,
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E, se quiser saber como transformar os resultados da sua empresa por meio de
estratégias de marketing realmente eficientes,
fale conosco!
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