Google Meu Negócio: como utilizar a ferramenta para potencializar vendas?

Se você tem um negócio, certamente já se perguntou como pode melhorar sua visibilidade na internet, não é mesmo? Afinal a presença digital tem se tornado um quesito fundamental para as  empresas. 


Nesse sentido existem inúmeras estratégias de marketing digital que contribuem para que sua marca seja sempre lembrada e uma delas é o
Google Meu Negócio


Quer entender mais sobre essa plataforma? Nesse artigo vamos explorar como utilizá-la para melhorar suas vendas e ampliar sua presença na internet. Continue lendo para descobrir mais!


O que você vai aprender neste conteúdo:


  • O que é o Google Meu Negócio?
  • Como funciona o Google Meu Negócio?
  • Por que é importante ter um perfil no Google Meu Negócio?
  • Passo a passo para criar o Google Meu Negócio
  • Estratégias de marketing e SEO para o Google Meu Negócio
  • Como saber se o Google Meu Negócio está dando resultado?
  • Conclusão


[Leia também nosso artigo:
Vendas e Marketing: entenda o verdadeiro significado deles para a sua empresa]


O que é o Google Meu Negócio?


O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite o cadastramento de diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes possam achá-la mais facilmente.


Esse serviço é a principal forma de aumentar a presença digital do seu estabelecimento e fazer com que potenciais clientes possam se conectar, do ponto de vista local, com o que você está vendendo.


Com ele, você pode ser encontrado tanto no buscador do Google como também no Google Maps, serviço de pesquisa e visualização que
permite o seu negócio aparecer nas buscas realizadas pelos usuários quando procurarem por produtos ou serviços nas proximidades relacionados ao seu empreendimento. 


Como funciona o Google Meu Negócio?


O Google Meu Negócio funciona como um catálogo de negócios disponíveis na internet. Assim, quando os usuários pesquisam por termos relacionados a algum empreendimento no Google, encontram as melhores opções para essa intenção de busca. 


Dessa forma, caso você tenha seu estabelecimento cadastrado no Google Meu Negócio, sua empresa será apresentada ao usuário, juntamente com seus dados de contato e localização. 


Mas, o
Google Meu Negócio oferece mais do que apenas permitir que os usuários encontrem a sua empresa. 


Há uma variedade de recursos interessantes que podem ser explorados por um negócio registrado na plataforma. Além das informações básicas como endereço, número de contato e site, existem recursos adicionais, como:


  • Postagem de fotos e vídeos dos produtos/serviços e da empresa;
  • Interação com os clientes por meio de comentários e avaliações;
  • Anúncios e promoções de produtos/serviços;
  • Serviços de reserva;
  • Horário de funcionamento;
  • Postagens de atualizações sobre o negócio.


Quanto mais recursos forem utilizados e informações forem fornecidas na plataforma, maior será a chance da a sua empresa
ganhar relevância e visibilidade para os usuários que estão procurando por negócios similares.


Por que é importante ter um perfil no Google Meu Negócio?


De acordo com o Google, as empresas que se registram no Google Meu Negócio têm mais chances de serem vistas como confiáveis pelos consumidores. Mas, além de garantir uma maior visibilidade digital, a plataforma também oferece outras vantagens aos usuários: 


Mais um canal de comunicação


Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você estará estabelecendo um novo canal interativo de comunicação com seus clientes, tanto atuais quanto em potencial. A plataforma também oferece um espaço adicional para divulgar suas promoções e ofertas especiais.


Aumento no fluxo de pessoas na loja física


Quando o cliente procurar pela sua empresa no Google, as informações do estabelecimento aparecerão para ele. Dessa forma, ele conseguirá entrar em contato ou até mesmo fazer uma visita, já que de um jeito simples e prático, a ferramenta mostra o trajeto de como chegar no estabelecimento a partir da localização da pessoa.


Envia usuários mais preparados para conversão para o seu site


Quando alguém procura por um produto ou serviço no Google, geralmente está próximo de fazer uma compra. Se a sua empresa for indicada pelo Google e tiver um site, é mais provável que receba clientes prontos para conversão.


Fonte de informações importantes sobre seus clientes


A parte de Insights do Google Meu Negócio disponibiliza diversos dados para análise. Dessa forma, é possível personalizar as informações apresentadas.


Passo a passo para criar o Google Meu Negócio


Ter um perfil no Google Meu Negócio é fundamental para qualquer empresa que deseje se destacar na internet. A visibilidade proporcionada pela ferramenta é uma excelente oportunidade de marketing, e o melhor é que não precisa investir nada por isso. 


Nesse sentido, separamos aqui o passo a passo de como criar o seu Google Meu Negócio:


1. Acesse o site da ferramenta


Para começar a utilizar o Google Meu Negócio, é preciso ir à página principal da ferramenta e selecionar a opção “gerenciar agora”, localizada no canto superior direito.


2. Informe o nome da sua empresa


Após clicar em “gerenciar agora”, você iniciará o processo de cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio. Nessa aba você irá informar o nome completo da sua organização. Será ele que ficará exposto para os usuários:



Opção do Google Meu Negócio para adicionar o nome da empresa


3. Coloque o tipo da sua empresa


Após inserir o nome do seu empreendimento, você deverá selecionar o tipo de empresa que se encaixa o seu negócio:


Espaço do Google Meu Negócio para colocar o tipo da empresa


4. Forneça informações sobre o seu negócio


Agora todas as etapas seguintes vão depender das informações que você preencheu no passo a passo anterior. 


5. Finalizando o cadastro


Nessa última etapa vão restar informações básicas que você precisa fornecer como horário de funcionamento, descrição da empresa, fotos e entre outros dados. Ao finalizar, você terá uma pré-visualização do que será visto pelo seu público.


Espaço de visualização geral da empresa no Google Meu Negócio


Para deixar seu perfil visível aos usuários não esqueça de fazer a verificação solicitada enviada para o seu e-mail. 


Como aumentar as vendas com o Google Meu Negócio?


O Google Meu Negócio pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa de várias maneiras: 


Mantenha seu perfil atualizado:


Certifique-se de que seu perfil esteja atualizado com todas as informações importantes, incluindo horário de funcionamento, endereço, número de telefone e fotos de alta qualidade do seu negócio. 


Incentive os clientes a deixarem avaliações:


As avaliações podem influenciar a decisão de compra de um cliente em potencial. Incentive seus clientes a deixarem avaliações honestas e positivas sobre sua empresa no Google Meu Negócio.


Responda às avaliações:


Não faça como muitas empresas, que adotam resposta automática. Responda as avaliações positivas com agradecimento e as negativas informe ao cliente que resolverá o problema. Essa atitude gera credibilidade e confiança aos potenciais clientes, pois sabem que podem contar com a empresa para qualquer necessidade. 


Adicione um link para sua loja virtual:


Se você tem uma loja virtual, adicione um link para ela no seu perfil do Google Meu Negócio. Isso facilitará para os clientes encontrar e comprar seus produtos.


Ao realizar essas ações, você aumenta sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. Consequentemente, isso leva a um aumento nas vendas e no sucesso geral do seu negócio.


Estratégias de Marketing e SEO para o Google Meu Negócio


Utilizando a ferramenta do Google Meu Negócio, é possível aumentar a visibilidade da sua empresa nos resultados de busca do Google, e até mesmo conquistar uma posição na primeira página. 


Isso pode contribuir para um alcance maior de potenciais clientes e para o fortalecimento do site como um todo, através de
estratégias de SEO


Além disso, a ferramenta oferece informações valiosas, como o número de visitas ao perfil da empresa, palavras-chave utilizadas pelos usuários e o próximo passo após a visita. 


Com esses dados, é possível ajustar o perfil e incluir palavras-chave relevantes, melhorando o SEO do site e aumentando sua classificação no Google. 


Dessa forma, utilizando estratégias de marketing digital assertivas o Google Meu Negócio se torna uma ferramenta poderosa para
impulsionar vendas na sua empresa. 


Como saber se o Google Meu Negócio está dando resultado?


Como mencionamos em alguns tópicos, o Google Meu Negócio fornece informações importantes sobre os clientes na opção Insights.


Assim, é possível visualizar diversas métricas, incluindo quantos usuários acessaram seu site, solicitaram rota, visualizaram fotos ou ligaram para você diretamente da ficha de pesquisa do Google. 


Esses dados fornecem informações valiosas sobre como os clientes estão chegando até a empresa, o que permite que você melhore seus canais de aquisição de clientes e aumentem suas vendas.


Conclusão


Bom, como você pode perceber o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio e atrair mais clientes, não é mesmo? 


Lembre-se de sempre manter suas informações atualizadas e estar atento às métricas disponíveis para avaliar o desempenho da sua empresa. 


E se você quer ter ainda mais resultados com o Google Meu Negócio, não hesite em entrar em contato com a
equipe da Colina Tech. Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e fazer parte do seu sucesso!

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