Planejamento estratégico: 7 segredos que ninguém te contou sobre ele

Todos nós desejamos crescer. Seja ao nível individual ou profissional, avançar para outro patamar é algo próprio do ser humano. Para isso  é preciso ter um plano. Planejar significa criar um meio de alcançarmos um determinado objetivo. 


Se levarmos essa ideia para a dinâmica de uma empresa, perceberemos que ela faz todo sentido, afinal, toda empresa precisa de objetivos para se manter crescendo. Ao buscarmos um método eficiente para os nossos negócios estamos falando em
planejamento estratégico. 


Quando falamos em planejamento estratégico geralmente pensamos em planos rápidos para melhorarmos as vendas da empresa, ou uma nova estratégia de marketing que colocará a empresa sob os holofotes do público-alvo. 


O fato é que muito se fala sobre planejar, porém poucos sabem uma maneira competente de fazê-lo. Poderíamos aqui apontar diversos caminhos, alguns já conhecidos e outros nem tanto, entretanto, provavelmente nenhum deles será eficiente se a empresa não conhecer a fundo as razões pela qual
o planejamento estratégico é tão eficaz.


Definimos planejamento estratégico como
medidas de longo prazo que ajudam a sua empresa a atingir objetivos e, consequentemente, crescer. Quando há um bom plano, o gestor tem uma visão ampla do seu empreendimento e pode, se bem, garantir que a empresa cresça de modo organizado. 


Antes de pensar em planejamento estratégico defina os seus princípios e sua Identidade.


Uma antiga frase diz que “não tem como saber para aonde vamos se não soubermos onde estamos e nem de onde viemos”. Parece óbvio, mas antes de pensar em projetar o próximo passo da empresa é preciso saber exatamente em que patamar ela está. Não estamos falando necessariamente de números, metas e lucratividade, mas principalmente  sobre os valores e a missão do seu empreendimento. 


Definir os princípios que norteiam a sua atuação possibilita enxergar quais caminhos e decisões tomar dentro de um plano de ação. Os valores e missão da empresa serão como uma bússola na qual apontará a direção que você e seus colaboradores pretendem seguir, já o planejamento estratégico será o melhor caminho a seguir na direção escolhida. Portanto, sem uma direção clara escolher o melhor caminho passa a ser uma tarefa complexa e pouco assertiva. 


Uma vez que os princípios da sua empresa estiverem definidos é importante que todos os colaboradores a sigam. Uma equipe que não segue os valores do local de trabalho dificilmente conseguirá atingir as metas determinadas pelos gestores. Logo, não basta apenas indicar a direção, é preciso que todos caminhem juntos. O alinhamento entre gestores e colaboradores é essencial para um planejamento estratégico eficaz. 


Com tudo isso garantido, passamos para os segredos que farão a diferença no seu planejamento.


#01. Sem metas e objetivos, sem crescimento.


Após alinhar sua equipe com os valores e a missão da empresa é chegada a hora de traçar metas e objetivos. 


Há quem se pergunte a necessidade de ter metas e objetivos em uma empresa, mas o fato é que sem elas a chance de sucesso de um negócio é praticamente zero. 


Outro ponto fundamental é compreendermos que meta é diferente de objetivo. Ao falarmos de
objetivo, estamos determinando a finalidade de algo. No caso de uma empresa, o objetivo dela pode ser, por exemplo, dobrar o faturamento em dois anos e será isso que a empresa irá buscar. 


Quando falamos de
metas, estamos determinando os passos necessários para chegar ao objetivo. As metas tendem a ser conquistadas a curto e médio prazo, fundamentais para manter os colaboradores motivados e caminhando em direção ao que foi estabelecido.


Ter em mente seus objetivos e metas, portanto, é o primeiro passo para um planejamento estratégico de sucesso, afinal, só podemos escolher o melhor caminho quando soubermos aonde queremos chegar.


#02. Sem um plano de ação você não chegará muito longe


Agora que já sabemos aonde desejamos chegar precisamos escolher a melhor rota. Similar a um GPS, que encontra o caminho mais curto, um
bom plano de ação deve nos levar até as metas e objetivos.


O plano de ação mostrará quais tarefas são possíveis de serem realizadas no momento, considerando os custos, tempo e capacidade de execução. Com um plano de ação é possível separar o que a empresa consegue fazer e o que ela ainda não consegue abarcar. 


Uma dica importante na hora de construir um plano de ação é
definir os responsáveis por cada tarefa, além de ter um cronograma organizado. Lembre-se que planejamento significa organização, assim, ao ter bem definido esses dois aspectos você poderá avaliar se as equipes estão progredindo ou paradas em suas metas. 


Em muitos casos, um plano de ação é o que garante o sucesso do planejamento estratégico, pois permite que o gestor tenha uma visão prática do que está funcionando ou não. 


#03. Conhece a tua empresa como a ti mesmo


Uma regra importante ao criar um plano de ação é saber
quais são os pontos fortes e fracos da empresa. Deve-se saber, por exemplo, quem é o melhor colaborador, ou a equipe mais pontual na entrega de demandas, além de compreender em quais áreas sua empresa se destaca e qual é o seu calcanhar de Aquiles. 


Reconhecer as fragilidades da empresa é um passo importante e nem sempre fácil dentro de um planejamento estratégico. Necessita-se olhar objetivamente no que a empresa faz bem, assim como o que não faz. A partir dessa análise pode-se  melhorar.


Identificando e resolvendo esses pontos é possível apresentar melhores resultados. Um planejamento estratégico precisa considerar tais questões, pois de nada adiantaria traçar uma rota que a empresa não seja capaz de caminhar até o final.


#04. O público-alvo precisa estar em primeiro lugar


É fato que uma empresa cresce quando satisfaz seu público-alvo. Não por acaso existem diversas estratégias de marketing para fidelizar e agradar clientes, por isso elas não devem ser ignoradas na elaboração do planejamento estratégico. Criar peças publicitárias para um  público-alvo em específico, por exemplo, é uma ferramenta comprovadamente eficaz para atrair clientes. 


Visto isso, se faz importante não só conhecer o seu público-alvo, mas mergulhar nele: categorizá-los, especificar suas necessidades e ter soluções atrativas para os seus problemas. 


Pensar no seu público-alvo está para além de fidelizar clientes e aumentar seu número de vendas. Em verdade, ela está diretamente ligada aos valores e visão da empresa, pois demonstra o tipo de relação que pretende estabelecer com as pessoas. Essa é, portanto, uma área essencial e não pode ser ignorada. 


#05. Observe o que acontece no mundo


Não vivemos isolados. Ao nosso redor, cotidianamente, ocorrem problemas e crises. Muitas delas, inclusive, afetam nosso rendimento e nos obrigam a ajustar o caminho que havíamos planejado. Uma pandemia mundial, novas tendências no segmento ou mesmo a criação, ou revogação de uma lei são exemplos de como o mundo pode afetar nossos negócios. 


Uma das principais características de um planejamento estratégico de sucesso é sua capacidade de adaptação. Ele deve permitir alterações e ajustes de acordo com um novo cenário. Esses ajustes nos libertam de uma forma rígida de ação e nos permite adaptar-se ao contexto. 


 

#06. Não deixe que sua empresa quebre por dentro.


Não basta apenas observar o mundo ao redor. Além disso, é fundamental entender a dinâmica dentro da sua empresa. Pode-se estar bem-adaptado ao cenário mundial, mas nada adiantará se sua equipe estiver desmotivada e gerando conflitos no ambiente de trabalho. 


Um bom gestor deve conseguir minimizar as frustrações dos seus colaboradores e trazer à tona o melhor de cada um em benefício da equipe. Lembre-se que
planejar é sinônimo de preparação e organização, logo, espera-se que você esteja pronto para lidar com conflitos internos e estabelecer uma linha de comunicação clara e objetiva com seus colaboradores. O planejamento estratégico não funcionará se não houver participação e engajamento nas equipes.


#07. Avaliar os resultados e ajustar a estratégia nunca é demais


A medida que o plano for colocado em prática, o tempo dará as respostas. É fundamental analisar os resultados, comparar e corrigir a estratégia da empresa. O mundo é dinâmico e nos exige que estejamos em eterna mudança, nos adaptando a tendências e possibilidades, como já vimos.


Quando se trata de planejar, nunca é demais estar revendo as diretrizes e para onde as decisões tomadas no passado estão nos levando. Por vezes é necessário mudar de caminho para seguir a caminhada na direção correta. 


O que lhe garantirá o sucesso é o poder de liderança e visão 


Para chegarmos a um novo patamar existe um caminho de pedras a ser enfrentado. Não há receita pronta para o sucesso: é preciso planejar, elaborar, organizar, repensar, executar. 


Cabe aos líderes a capacidade de frente as adversidades garantirem que seus colaboradores mantenham-se fiéis aos valores e objetivos da empresa. Esse talvez seja o maior dos desafios quando falamos de
Planejamento estratégico, mas também seja a chave para o sucesso. 


Caso você queira levar o seu negócio para um novo patamar, basta falar com um de nossos especialistas e se surpreender com a importância de um bom planejamento estratégico!


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