Saiba usar as redes sociais de forma estratégica para a sua startup!

Posso adivinhar quem é você! 


Você tem acesso à Internet, seja para trabalho ou uso pessoal. Passa boa parte do tempo frente a telas e se vê rolando feed de notícias da sua rede social preferida com frequência. 


Acertei? Ou pelo menos cheguei perto? 


Bom, considerando que mais de
70% da população brasileira utiliza redes sociais é possível que você esteja neste grupo. 


E melhor, é possível que pessoas interessadas na sua startup estejam lá! 


Aqui, vamos entender o que são redes sociais, como elas podem ajudar nos objetivos da sua startup, além de te mostrar um passo a passo completo para colocá-las na sua estratégia. 



O que são as redes sociais?


Diferente do que muitos pensam, o conceito de redes sociais surgiu bem antes do primeiro perfil no Facebook. 


O termo já era comumente usado na área da antropologia e sociologia para falar sobre o estudo das relações entre seres e comportamento social. 


Com a chegada da internet, essas redes antes apenas físicas, ganharam seu espaço no meio virtual. No meio digital, as
redes sociais são todas as conexões que criamos a partir de interesses em comum. 


Mas então, é a mesma coisa das mídias sociais? Bem, não exatamente. 


Mídias sociais x redes sociais 


As redes sociais são entendidas como todo espaço de conexão entre seres. Esses espaços podem ser tanto presenciais, quanto virtuais. 


Mídia é entendido como todo canal de difusão de informação. São exemplos de canais, a televisão, o rádio e até mesmo a parte traseira de um ônibus (os famosos
busdoor)!


Então, as mídias sociais seriam todos os espaços onde há possibilidade da troca de informação entre os usuários. Enquanto as redes sociais chegam para conectar as pessoas certas! 


Faz sentido? 


Um exemplo mais prático, um vídeo é uma mídia social. O YouTube é uma rede social que centraliza esse formato de mídia para os interessados. 


Redes sociais alinhadas a objetivos


Muitos empresários e empresárias tendem a acreditar que redes sociais não trazem resultados para os seus negócios. Mas esse é um grande erro! 


As redes sociais podem ser canais para começar o relacionamento com seus clientes, independente de qual segmento ou porte da sua organização, por exemplo. O importante é ter muito claro qual seu objetivo e saber o melhor caminho a ser seguido. 


Três objetivos que as redes sociais podem te ajudar: 


#01. Apresentação da empresa


Muitos consumidores já utilizam as redes sociais para procurar suas soluções, estar nas redes certas é ter um canal de primeiro contato. 


A utilização de ferramentas, como os stories do Instagram, podem tornar esse contato ainda mais próximo, a partir de conteúdos em tempo real. 


#02. Captação de novos talentos


Sua empresa está precisando de um desenvolvedor, o que você faz? 


Colocar uma faixa na frente do seu espaço físico não é a melhor estratégia. Ao invés disso, você pode divulgar a vaga em uma rede social como LinkedIn. 


É bem mais fácil encontrar profissionais em um espaço que todos estão conectados. 


#03. Vendas 


Provavelmente, esse é o principal motivo para trazer sua empresa para as redes sociais. Vale lembrar que esse indicador de vendas em redes sociais depende da jornada de compra do seu negócio. 


Uma startup que vende camisetas sustentáveis pode ter mais facilidade de fechar suas vendas através do Instagram.


Enquanto para uma startup de venda de imóveis é necessário outros canais para manter o relacionamento e fechar a compra com seus clientes. 


São duas situações que as jornadas de compra são diferentes, por isso as expectativas de resultados pelas redes sociais devem ser diferentes. 


Esses são apenas 3 de grandes objetivos onde as redes sociais podem te ajudar. 


Quais redes sociais utilizar na minha startup?


Bom, agora você já sabe o que são redes sociais e como elas podem ajudar nos objetivos da sua startup. 


Então, por onde começar? 


Antes de fazer seu login em todas que encontrar, conheça mais sobre 5 redes sociais conhecidas aqui no Brasil!

 

01. Facebook


Se engana quem acredita que o Facebook é uma rede social abandonada. No último trimestre de 2020, a rede social chegou a marca de quase 3 bilhões de usuários ativos


Essa rede pode ser considerada a mãe de todas, afinal é a partir dela que conseguimos acesso a ferramentas, como a Página de Anúncios, necessária para estratégias de
Tráfego Pago. 


Nela, é possível que o usuário coloque informações importantes sobre o seu negócio na página “Sobre”, além de ter um canal de comunicação direto com seus curtidores através do Messenger. 


É um ótimo espaço para compartilhar conteúdos em texto, imagem, vídeo e até notícias em links externos. Além de ser possível fazer vídeos ao vivo, criar eventos, fazer ofertas e anúncios de vagas. 


2. Instagram


A rede social que começou apenas para compartilhar imagens, hoje conta com uma aba exclusiva para compras! 


Hoje o espaço está repleto de marcas e criadores de conteúdos utilizando a criatividade e explorando todas as ferramentas para garantir seu espaço na rede social. 


Aqui, originalidade é a palavra! 


Por ser uma rede social com muita informação, é necessário traçar estratégias para chamar atenção do usuário até o seu conteúdo. Invista em um bom copywriting (escolha certa de palavras e gatilhos) e em um bom visual. 


[
https://gph.is/g/4Lxl7k0


É importante lembrar de deixar seu feed harmonioso, mas se preocupar em fazer com que cada peça faça sentido individualmente também. 


3. WhatsApp 


Startups tem em seu DNA a inovação, agilidade e mudanças. Por isso, o WhatsApp se torna essencial para facilitar a comunicação e ser parte da estratégia! 


O WhatsApp Business, antes focado em pequenas empresas, já tem atualizações que visam os grandes negócios. 


Em parceria com a
Movile, o aplicativo ganhará funcionalidades para atender consumidores a partir de sites e páginas do Facebook. 


A primeira empresa a utilizar a tecnologia fora do grupo foi a Avon, que vai utilizar para facilitar a comunicação com os revendedores. 


Imagina as possibilidades para diminuir a jornada de compra dos seus clientes? 


4. LinkedIn


O LinkedIn é uma rede social profissional, onde empresas e pessoas podem se conectar para compartilhar experiências de trabalho, vivências e aprendizados. 


Pesquisas mostram que, para negócios que funcionam no formato B2B, cerca de
80% da sua geração de leads nas redes sociais vem do LinkedIn


É uma ótima rede social para se estar, principalmente em empresas que buscam ganhar relevância com
Employer Branding


Além de ampliar seu contato com outras empresas e possíveis clientes, você mantém sua startup perto de futuros talentos que podem estar fazendo sua empresa crescer ainda mais.


5. YouTube


O YouTube é uma rede social que compartilha conteúdos no formato de vídeos. Segundo pesquisas, o YouTube é a segunda rede social mais acessada no Brasil! 


Diferente do Instagram, por exemplo, é que seus conteúdos possuem uma vida útil maior. 


Além disso, a rede social pode ser o canal de outras estratégias da empresa, como eventos virtuais, webinars e divulgação de novidades. 


Então, prepara a câmera e treina o seu “se inscreva no canal!”. 


Passo a passo para uma estratégia nas redes sociais


Agora é só publicar em todas essas redes sociais e esperar, certo? 


Não! 


Para uma estratégia assertiva nas redes sociais da sua startup, você precisa:


Passo 1: Definir seu público-alvo 


Entenda quem é o grupo que sua empresa quer atingir, não apenas entenda em quais redes sociais eles estão presentes, mas como se comportam em cada uma delas. 


Definir uma
persona irá te ajudar a traçar estratégias ainda mais assertivas em relação a formatos de conteúdos, tom de voz e melhores gatilhos. 


Passo 2: Faça um planejamento 


Sabendo quem você quer atingir, saberá em quais redes sociais sua startup precisa estar. Agora, faça um planejamento do que será feito. 


Lembre-se que presença digital não é apenas ter uma conta! É garantido que ela esteja frequentemente alimentada e acompanhada. 


Faça um calendário editorial com todos os conteúdos que deverão ser abordados, quais datas comemorativas serão exploradas e quais informações serão acompanhadas para melhorar seu desempenho, como melhores datas e horários. 


Passo 3: Hora de produzir 


Esse passo pode ser feito por você ou por uma equipe específica. É importante sempre garantir que o conteúdo seja revisado para evitar erros após postados. 


Explore ferramentas gratuitas que possam te ajudar a dar os primeiros passos, mas tenha em mente a importância de profissionais capacitados para uma criação que agrade mais aos seus futuros seguidores, curtidores e visitantes. 


Instagram: https://www.instagram.com/p/CAxrT-BF6q1/ 


Passo 4: Monitore e analise os resultados 


Crie uma rotina de acompanhamento das suas redes sociais, a prática te trará informações importantes sobre quais os conteúdos estão gerando mais resultados e quais ainda precisam de adequações. 


Nesse momento, conte com quem está com você!


No Instagram é possível abrir uma caixinha de perguntas direcionando os seguidores a dizerem quais conteúdos querem ver no seu perfil. Isso vai te ajudar (e muito!) caso tenha um bloqueio criativo. 


Passo 5: Esteja ativo nas redes


Parece bobo, mas não é. Quando você está presente na rede é possível observar tendências, referências e acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo. 


Consuma também o conteúdo de empresas e pessoas que falem sobre redes sociais! Há sempre algo novo para aprender ou reaprender. 


E então?

Para você, esse conteúdo merece seu like? 


Esperamos que tenha ajudado a sua startup a entrar nas redes sociais de forma mais consciente e assertiva. 


Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato. Estamos disponíveis para te ajudar! 


Já que estamos falando de redes sociais, não deixe de nos seguir no
Instagram e LinkedIn! Tem sempre conteúdos novos que podem te ajudar. 


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