Desenvolvimento de site: saiba como ele pode ser essencial para a sua empresa

O que é desenvolvimento de site


O desenvolvimento do site faz parte de um processo onde é reunido um conjunto de atividades necessárias para construir uma página na web, ou simplesmente, um site. Basicamente, ele é
responsável pelos mecanismos necessários para que o site possa ir ao ar.


Dentre essa série de mecanismos, podemos destacar: a redação do conteúdo do site, planejamento da hierarquia (onde vai ficar cada seção/bloco), layout (design de interface), programação (html, css, php), instalação de plugins, contratação de hospedagem e domínio, entre várias outras atividades importantes.


Porque desenvolver um site para o seu negócio?


Diferentemente das mídias sociais, que é um terreno alugado, ou seja, pertence a uma outra empresa,
possuir um site é como possuir uma casa própria, já que ele é inteiramente do seu negócio. E ele pode ser desenvolvido à medida dos seus interesses e visando atender as suas estratégias e a demanda da sua empresa. 


Em outras palavras, com um site
você tem o controle 100% do seu negócio na internet. 


Além disso, ele você pode ter essa série de benefícios, como: 



Trazer leads


Os leads  são os clientes potenciais da sua empresa, ou seja, são todos aqueles que de alguma maneira tem interesse no seu produto ou serviço. É justamente através de um site,
a maneira mais inteligente de captar esses leads como, por exemplo, coletando os e-mails e telefones desses possíveis clientes através de um conteúdo de valor, como um e-book, infográfico, webinário, entre outros. 


Para isso acontecer basta em algum lugar do seu site você inserir informações sobre o conteúdo e um formulário para que as pessoas possam baixar e ter acesso. Ou ainda, você pode desenvolver uma landing page (página de aterrissagem) dentro do seu site, que nada mais é do que outra página específica sobre o seu conteúdo, e lá, contendo o formulário e demais informações relevantes. 


Utilizar como vitrine para o público 24 HORAS


O seu escritório, loja ou comércio tem hora para fechar, certo? (caso for presencial). Com o seu site no ar isso não existirá mais, já que
o seu site ficará disponível para seus clientes em potencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, de janeiro a janeiro. 


Com o desenvolvimento do seu site é possível transformar o seu negócio em uma grande vitrine digital, interativa e que não tem hora para fechar. Incrível, né?


Transmite credibilidade e autoridade


Provavelmente isso também acontece com você, veja bem: Qual o primeiro passo que você dá quando quer comprar um produto ou serviço? Busca no Google, né? 


E em seguida, o que você encontra?
SITES


Você literalmente acessa sites de empresas que apresentam as suas soluções para quem os acessa
. E só o fato de uma empresa já possuir um site organizado e disponível, já é motivo de passar credibilidade, autoridade e principalmente confiança.


O site ajuda a respaldar a reputação da sua empresa, não apenas na internet, mas também no mundo real. Um site é além de um simples perfil no Instagram, ele é a sua propriedade na internet. 


Baixo custo


Por mais complexo que o desenvolvimento de um site possa parecer, seu processo possui um baixo custo. Só será necessário adquirir, inicialmente, uma hospedagem e domínio, que podemos encontrar no mercado a partir de 50 e 150 reais, respectivamente, mais o custo de uma equipe profissional para o desenvolvimento e um trabalho mensal de manutenção dos sistemas. 


Se compararmos com uma loja física, por exemplo, o custo de um site é atualmente inferior. 


Desenvolver estratégias de marketing digital bem consolidadas (produção de material rico e blog)


Além do que já pontuamos acima, com um site você também pode aplicar as mais
variadas estratégias de marketing digital bem consolidadas do mercado, como por exemplo, montar um blog dentro do seu site e investir na produção de material rico, ou seja, conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.


Esse tipo de estratégia é chamada
marketing de conteúdo, e tem por meio de um site e blog, como os principais canais de atenção, captação e retenção de clientes na internet. Porque é justamente através desses canais que é possível criar formulários, adicionar conteúdos, popups, botões, links, entre outros mecanismos. 


O que não pode faltar no site?



A construção de um site é formada por uma hierarquia de informações, ou seja, um layout que organiza tudo aquilo que será apresentado para o usuário. E entre seções, botões e tópicos, listamos itens essenciais que não podem faltar no seu site.


Páginas (Home/ contato/ depoimentos/ produtos ou serviços/blog)

As principais que não podem faltar são:

  • Home
  • Contato
  • Depoimentos
  • Produtos
  • Serviços 
  • Blog


Essas páginas são primordiais para o seu site, pois elas sintetizam tudo de mais importante da sua empresa. 


Na página de contato você pode adicionar um formulário de mensagens, adicionar suas mídias sociais, endereço e telefones. 


Já na aba de depoimentos você pode adicionar uma série de testemunhos dos seus clientes falando das vantagens do seu produto ou serviço. 


Na aba de produtos e serviços você pode adicionar todas as informações relevantes do seu produto/serviço, os benefícios, funções, entre outros. 


Também é importante que se crie uma página com o seu blog, contendo seus artigos e todos os seus materiais ricos. 


SEO


O SEO é uma estratégia essencial para você poder ser achado no Google de forma prática e rápida. Sem ela, ficará difícil você ficar no topo do
mecanismo de busca.


Basicamente, o SEO utiliza
palavras-chave baseadas nas formas como o seu potencial cliente pesquisa na busca do google para conectar o seu texto com o seu ICP e mostrar-lhe que o seu negócio pode ser a solução que ele está buscando.


Se você quer saber mais sobre SEO
acesse este link! 


Impacto visual

Tenho certeza que você já entrou em um site e só na primeira página já não achou ele atrativo, por algum motivo você achou o designer fraco, não confiou no conteúdo e saiu na mesma  hora.


Isso é muito comum! Diversos usuários todos os dias entram em uma página e passam pouco tempo nela e um dos motivos para isso pode ser a falta de impacto visual.


Por isso, quando estiver desenvolvendo o seu site se lembre que o seu objetivo é fazer aquele visitante gostar do seu site, confiar na sua oferta e se tornar um lead.


Para ter esse impacto visual, utilize cores fortes, uma estrutura de fácil legibilidade, botões, letras grandes e até o negrito.


Versão mobile


Uma pesquisa divulgada pela Telebrasil em 2019
mostra que 97% dos brasileiros acessam sites pelo smartphone.  Como podemos ver, essa notícia já responde esse tópico.


Se 97% das pessoas acessam pelo mobile fica claro que o seu site precisa apresentar uma versão mobile clara, objetiva e perfeita como em desktop.


Para tornar o carregamento mais rápido é importante deixar no mobile apenas o necessário, já que o campo de visão do seu usuário é menor e normalmente eles têm mais pressa em saber do que se trata o seu conteúdo.


Ser voltado para conversão e performance


Se construímos um site é com o objetivo de que pessoas e clientes acessem ele e se buscamos por essas pessoas é para que elas se tornem nossos clientes, não faça um site institucional a toa.


Construa o seu site voltado em conversão e performance, faça para que as pessoas achem tão incrível que já te deem credibilidade, para que te encontrem no google e para que conheçam e comprem seu produto.


Utilize um designer bonito, um sistema responsivo e uma linguagem persuasiva, com essa tríplice não tem erro, o seu site já vai estar iniciando no caminho certo.


Quer saber mais?


Se você quer saber mais sobre esse assunto, separamos 3 conteúdos no nosso blog que vão te ajudar a aumentar o seu conhecimento sobre desenvolvimento de site, confira:


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